Telescopium, IX EIC - Encontro Internacional de Catalogadores e II Enacat - Encontro Nacional de Catalogadores

Tamanho da fonte: 
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO ENSINO DO FORMATO MARC 21: A METODOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Luciana Candida Silva, Dulce Maria Baptista

Última alteração: 2013-12-02

Resumo


Apresenta-se o método que o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás utiliza para ensinar o formato MAchine-Readable Cataloging (MARC 21), na tentativa de alcançar um equilíbrio dosado entre a fundamentação e a prática. Para tanto, abordou-se um breve histórico da catalogação e descreveu-se os aspectos relacionados ao formato MARC, e a metodologia adotada para ensiná-lo. Para o ensino prático do formato MARC 21 utilizou-se a base teste do sistema Pergamum, cedido pela PUC-PR. Ao final, fez-se uma reflexão sobre o método adotado frente aos avanços tecnológicos na prática da catalogação.

 


Palavras-chave


Formato MARC 21; Catalogação; Metodologia de ensino; Tecnologias da Informação.

Texto completo: PDF  |  PPT