Telescopium, VI Erecin Norte / Nordeste

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BIBLIOTERAPIA CRIATIVA NA EXTENSÃO: formação e responsabilidade social
Brena Lima Pastor, Laiana Ferreira de Sousa

Última alteração: 2025-07-28

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar a contribuição de atividades de extensão universitária para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de estudantes de Biblioteconomia, com ênfase em práticas voltadas ao cuidado socioemocional, como a Biblioterapia. A pesquisa insere-se no projeto Pausa Literária em Sala de Aula, cuja proposta se fundamenta na Biblioterapia Criativa, abordagem que surgiu no âmbito do projeto e que alia a leitura literária a práticas manuais, como bordado, colagem e outras expressões artísticas sensíveis. A metodologia utilizada é qualitativa, pautada na técnica de observação participante, uma vez que o pesquisador-extensionista integra o grupo observado. Os dados coletados foram registrados por meio de relatos levantados em reuniões de avaliação metodológica das ações e oralmente durante os eventos. Os resultados, ainda que parciais, indicam que a participação de estudantes de Biblioteconomia em atividades complementares/extensionistas favorece o desenvolvimento de habilidades interpessoais, senso crítico e sensibilidade social, ao mesmo tempo em que promove a experiência de escuta, acolhimento e expressão emocional. Esses atributos são fundamentais no desenvolvimento social do profissional bibliotecário, cuja atuação exige empatia, responsabilidade ética e capacidade de mediação cultural. O estudo também reafirma a importância da extensão como espaço interdisciplinar e formativo no campo da Ciência da Informação, fortalecendo os vínculos entre universidade e sociedade e contribuindo para uma formação integral, mais humanizada e conectada às demandas contemporâneas.