Telescopium, IX EIC - Encontro Internacional de Catalogadores e II Enacat - Encontro Nacional de Catalogadores

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A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CATALOGAÇÃO: UM ESTUDO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DE SERGIPE
Fabiano Ferreira de Castro, Sandra Vieira Santos

Última alteração: 2013-12-02

Resumo


Osprocessos evolutivos na atividade de catalogação, pautados nas necessidades deatualização do bibliotecário de forma a garantir a padronização no processo dadescrição bibliográfica e de seus pontos de acesso são levados em consideraçãonessa investigação. Nesse contexto, a pesquisa enfoca a educação continuada emcatalogação, sobretudo, à desenvolvida em Sergipe, no período de dez anos naesfera das bibliotecas universitárias públicas e privadas. Objetiva-severificar a importância da educação continuada na catalogação, seus benefíciospara o bibliotecário e sua influência na qualidade do Tratamento Descritivo daInformação (TDI). Através de uma metodologia descritiva e exploratória,buscou-se o conhecimento teórico e empírico acerca do tema, utilizando-se daaplicação de questionário e o levantamento documental, para identificar ecaracterizar o perfil do bibliotecário sergipano e suas necessidades deeducação continuada. Os resultados evidenciaram que os bibliotecários e osórgãos de classe não reconhecem de forma efetiva a necessidade da educaçãocontinuada na catalogação, o que nos levou a definir que se faz necessária aunião de todos os seguimentos relacionados à biblioteconomia, na criação demedidas que visem à promoção e à participação nesse processo. Assim,recomenda-se a proposta de criação e o desenvolvimento de um curso lato sensu que sustente e promova açõesefetivas para a educação continuada dos bibliotecários no estado de Sergipe.

Palavras-chave


Catalogação Descritiva; Educação Continuada do bibliotecário; Bibliotecas Universitárias; Informação e Tecnologia

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