Visão Geral

O Seminário de Informação, Inovação e Sociedade (SIIS), tem se consolidado como um importante ambiente interdisciplinar de discussão, problematização e prospecção de reflexões e ações voltadas a qualificar a relação entre Informação, Inovação e a Sociedade. O SIIS foi concebido em 2018, enquanto evento a ser promovido bianualmente de modo a se consolidar enquanto locus científico voltado a promover, intensificar e estimular a produção e principalmente o diálogo interdisciplinar entre pesquisadores/as que tenham como interesse, problematizar e qualificar a relação entre a Informação, a Inovação e a Sociedade. Em função disto, o evento já nasce dentro de uma parceria entre os Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (2016 -) e o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade (2007-), ambos vinculados ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse contexto, o SIIS, desde sua primeira edição, já busca fortalecer a cooperação científico-acadêmica por meio de eventos destinados à pós-graduação. Tal parceria tem viabilizado que, internamente, o evento já se estruture considerando a diversidade de perspectivas científicas que devem ser mobilizadas para identificação de problemas de pesquisa que, ao serem estudados, poderão suscitar em resultados que, de fato, impactam positivamente a Sociedade. Neste contexto, com o tema “Informação para a sociobiodiversidade: engajando pessoas, comunidades, culturas, economia e sustentabilidade”, a intenção do IV SIIS é divulgar e propor ações de pesquisa, articuladas diretamente com ações que reforcem e evidenciem a Informação como um elemento essencial para o fortalecimento do engajamento entre pessoas, comunidades, culturas, economia e sustentabilidade. Por isso assume a Sociobiodiversidade como conceito que representa a interconexão entre a diversidade biológica e cultural, reconhecendo e respeitando a influência mútua entre as comunidades humanas e os ecossistemas.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .